sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comentário - 02/12

Bom dia meu irmão e minha irmã!
O texto do Evangelho apresenta duas pessoas cegas que desejavam ver e que acreditavam que Jesus podia curá-las. Levando em conta, sobretudo, a fé dos dois, Jesus lhe diz: “faça-se conforme a vossa fé”. Efetivamente, os seus olhos se abriram.
Destaco inicialmente o desejo pessoal de enxergar. Se por um lado existem muitos que não querem ver, que Jesus os chama de piores cegos, são muitos os que desejam ver, e ver sempre melhor. Existem os que desejam ver sempre mais com o seu cérebro e aprofundam diariamente os seus conhecimentos como que na busca de ver sempre mais e melhor. São os que mergulham nos livros, na internet, nos programas de TV, nos cursos, no Cinema, nos telescópios, etc. Mesmo assim, parece que há uma cegueira que os acompanha.
Parece que somente o toque de Jesus aliado com a fé da pessoa leva a ver além das aparências. Tira a cegueira espiritual que não permite que vejamos como Deus vê os fatos, as pessoas e criaturas todas. A fé em Jesus cura as cegueiras, particularmente a espiritual e leva a ver as maravilhas de Deus em nós, nos outros, na criação e em cada fenômeno. Em suma, o estudo é bom mas insuficiente para ver bem. Necessitamos acrescentar a fé em Jesus Cristo, que nos toca e leva-nos a ver, como Deus vê.
O livro A Cabana, no diálogo entre Marx e Jesus, mostra bem como o homem enxerga pouco em relação à visão de Deus. Geralmente, nós ficamos presos nos fatos e nos nossos julgamentos e condenações. Deus, que não quer a condenação, mas a salvação, vê com o seu olhar misericordioso e, precisamente por isso, vê melhor.
Peçamos a graça de sermos libertados das nossas cegueiras e assim podermos ver tudo e todos com os óculos de Jesus, ou seja, com um olhar de misericórdia e bondade.
Um abraço fraterno a você que acredita no poder de Jesus, poder esse, que é capaz de expulsar as tuas cegueiras.  
Pe. Arlindo Toneta – Pároco – Paróquia N. Sra. do Rosário de Pompéia - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário