Bom dia meu irmão e minha irmã!
Jesus está falando às multidões da importância do fermento bom. Não podemos comprar qualquer fermento, com a justificativa que é mais barato, que é mais fácil ou que alguém nos oferece insistentemente. Se assim procedermos colocamos em risco a produção de pães, que devem nutrir a família e a comunidade.
Naquele tempo, Jesus está chamando a atenção da péssima qualidade do fermento dos fariseus, isto é, o fermento da hipocrisia. Na frente do povo parecem santos, mas na calada da noite, são ladrões e assassinos. Nas esquinas e praças, rezam e fazem penitência, mas na surdina exploram as viúvas e pobres. Jesus está alertando seus seguidores, para não comprarem esse tipo de fermento ruim, que envenena a comunidade e faz tanto mal.
Qual será o fermento ruim, que hoje em dia, está sendo denunciado pela Palavra de Jesus? Olhando a nossa realidade temos que admitir que muitas marcas de fermento, que estão no mercado da vida, estão sendo denunciadas pela Palavra de Deus. Os meios de comunicação de massa: TV, Rádio, Internet, etc. apresentam artistas felizes, com a busca desenfreada de modas, futilidades, casa e descasa, quando, na verdade, vivem infelizes, procurando encher o buraco na alma, com drogas e outros subterfúgios. Grande parte dos nossos políticos aparece com uma cara de santos fazendo mil promessas de amor e cuidado do povo, quando na calada da noite estão preocupados com os seus salários e não com a vida do povo, como fazia a Rainha Ester. Muitos bispos e sacerdotes, falamos e não confirmamos esse ensinamento com a nossa coerência de vida.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, temos necessidade de tomar cuidado com o tipo de idéias, que são o fermento, que colocamos na nossa cabeça. Não podemos introduzir na nossa CPU humana qualquer idéia. Necessitamos aprender a ler bem a fim de poder pensar bem e, consequentemente, agir bem. É fundamental desenvolver senso crítico cristão para peneirar as idéias e ficar com boas, isto é, que fermentem positivamente a nossa vida e nos levem a produzir boas obras.
Peçamos a graça de não nos acomodarmos e adquirirmos qualquer fermento. Peçamos a graça de expulsar a preguiça e ir em busca das melhores idéias, reveladas pela Palavra de Deus, para nós e para os nossos, a fim de garantir pão que nutre e promove a vida toda.
Um abraço fraterno para você que nos lê e procura incansavelmente o bom fermento para garantir uma mesa farta para a tua família e para os demais irmãos.
Pe. Arlindo Toneta – Pároco – Paróquia N. Sra. do Rosário de Pompéia - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário